sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ornitorrinco, existe?

Oi galera...
Hoje eu vou falar um pouco do ornitorrinco, muitos acham que eles não existem, mas são reais.


Conheci o ornitorrincono desenho do "Phineas e Ferb" quando eu era menor e aquele bichinho sempre me chamou a atenção então minha mãe falou que ele existia de verdade, então, resolvi pesquisar e mostrar para vocês como ele é fofinho.
Ao lado o Agente P, o Perry, do desenho que tantos curtem, eu assisto até hoje, curto demais.
Os 3 meses de férias que passam depressa, mas o deles não termina nunca, já deve ter uns 5 anos ou mais, mais é muito legal.


Você sabia que:
  • O ornitorrinco faz parte de um grupo de animais que se originou de uma turma diferente das que deram origem aos demais mamíferos?
  • Os filhotes têm dentes pequenos que caem e dão lugar a placas duras que servem para mastigar alimento?
  • Eles são capazes de comer o equivalente ao peso de seu corpo? Quer dizer, se pesa 1 quilo, o bicho pode ingerir esta quantidade de alimento em um dia!
  • Os machos têm esporões com veneno nas patas traseiras? Esse veneno não é mortal para os humanos, mas causa feridas e dor.
  • Ele emite sons que parecem rosnados e murmúrios?
Vamos ao resultado da pesquisa:
O nome científico: Ornithorhynchus anatinus, (do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato"é um mamìfero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. 
É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus. Juntamente com as equidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica, ou seja, não tem subespécies ou variedades reconhecidas.



O ornitorrinco possui hábito crepuscular e/ou noturno. 
Preferencialmente carnívoro, sua dieta baseia-se em crustáceos de água doce, insetos e vermes


Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias em um ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca.
OBS: os adultos não têm dentes. 
A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Os machos têm esporões venenosos nas patas, que são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores. Possui uma cauda similar a de um castor..
As características atípicas do ornitorrinco fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para a Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como um embuste
Hoje, ele é um ícone nacional da Austrália, aparecendo como mascote em competições e eventos e em uma das faces da moeda de vinte centavos do dólar australiano. É uma espécie pouco ameaçada de extinção. Em 2008 pesquisadores começaram a sequenciar o genoma do ornitorrinco e descobriram vários genes compartilhados tanto com os répteis como com as aves, mas cerca de 82% dos seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferos já sequenciadas, como o cão, a ratazana e o homem.
O ornitorrinco é natural da Austrália, onde é encontrado no leste de Queensland e Nova Gales do Sul no leste, centro e sudoeste de Vitória, Tasmânia e Ilha King. Foi introduzido no extremo oeste da Ilha Kangaroo, entre 1926 e 1949, onde ainda mantém uma população estável. A espécie está extinta na Austrália Meridional, onde era encontrada nas Colinas de Adelaide e na Cordilheira do Monte Lofty.
A espécie é dependente de rios, córregos, lagoas e lagos, podendo também ser encontrada em represas e diques para irrigação.A distribuição geográfica mostra considerável flexibilidade tanto na escolha do habitat quanto na adaptabilidade a uma variação de temperatura. A espécie é capaz de enfrentar tanto as altas temperaturas das florestas tropicais de Queensland, como áreas montanhosas cobertas por neve em Nova Gales do Sul. A distribuição atual do ornitorrinco mudou muito pouco desde a colonização da Austrália e continua a ocupar grande parte de sua distribuição histórica.

Como o corpinho dele funciona:

- Visão é poderosa, mas embaixo d´água os olhos ficam cobertos por dobras de pele.
- Pêlos ajudam na camuflagem. Há três camadas: a interna mantém o calor, a do meio é impermeável e o mantém seco e externa tem sensores que ajudam a perceber o ambiente.
- Pernas curtas e grossas estendem-se para as laterais do corpo.
- Bochechas Ele armazena comida nas bochechas até chegar à superfície, onde mastiga tudo.
- Olfato é pouco desenvolvido. As narinas ficam na metade superior do focinho, o que facilita a respiração quando ele está na superfície da água.
- Dedos ligados por membranas são ótimos para nadar. Eles possuem garras que ajudam a cavar tocas e achar comida.
- Focinho parece um bico e é bem sensível. Ele é duro, não tem pêlos e seu formato é útil para escavar a lama.

Espero que vocês tenham achado legal, eu gostei muito de descobrir mais sobre esse bichinho.

Valeu!!!

Fonte: Revista Recreio - maio/2013 e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário